Quando se pensa nos mais diversos tipos de negócios, nos dias de hoje, a energia elétrica é recurso fundamental em praticamente todos os processos produtivos. Desde as empresas baseadas no campo, como as do agronegócio, até os negócios das cidades, a energia é um elemento indispensável e ficar sem ela significa prejuízo.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), dois terços das fábricas no país (67%) sofrem prejuízos com falhas ou interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Ou seja, não contar com energia de forma contínua acarreta problemas em diferentes segmentos dos negócios. 

Para indústrias, especificamente, não ter acesso a eletricidade – que é a principal fonte de energia para 79% deste setor no Brasil – significa uma paralisação geral: máquinas sem funcionar, trabalhadores ociosos e impossibilidade de finalização de produtos. 

Já para os agricultores e pecuaristas, a instabilidade no acesso à energia elétrica também gera prejuízos. Produtores de leite são afetados com a incapacidade de estocagem e produção adequada do material, bem como os agricultores podem chegar a perder safras inteiras caso a colheita não possa ser feita na hora certa.

Dentro dos negócios do setor terciário, como lojas e restaurantes, não ter fornecimento de energia pode significar a impossibilidade de atendimento.

A prestação de serviço e vendas também depende inteiramente do recurso para trabalhar e operacionalizar sistemas de atendimento e pagamento, como os de cartões de crédito.

Empresas de alimentos e medicamentos, por exemplo, precisam garantir que os insumos fiquem armazenados em ambientes com temperatura controlada.  

Para que isso seja possível, é necessário haver energia elétrica continuamente para que os equipamentos se mantenham ligados. Qualquer interrupção no fornecimento, mesmo que seja temporária, pode colocar a qualidade dos insumos a perder. 

Energia temporária evita prejuízos

Tendo em vista esse cenário e a inconstância do setor de fornecimento de energia elétrica no Brasil, empresas de diferentes setores se beneficiam formas alternativas para ter à disposição energia em tempo integral e evitar prejuízos. 

Uma forma de fazê-lo é recorrendo à energia temporária por meio da locação de geradores.

Capazes  de gerar energia elétrica sem interrupções, os geradores, disponíveis em diferentes capacidades e modelos,  garantem o funcionamento de aparelhos eletrônicos por longos períodos de duração, oferecendo segurança energética aos negócios.

O aluguel de geradores costuma ser mais vantajoso que efetuar a compra dos equipamentos, uma vez que ao alugar, a empresa contratada centraliza todo o processo, se encarregando de todas as fases do trabalho, desde o dimensionamento correto da geração necessária até suporte e manutenção. 

Em suma, a alternativa costuma ser mais barata e segura, além de incluir manutenções preventivas e corretivas, e suporte 24 horas. 


atualizado em 04/05/2020 - 19:44

comentários