Especialista dá dicas para não perder vendas em uma das datas mais lucrativas do ano
O Dia Das Mães é considerada a segunda maior data de faturamento no Brasil, perdendo apenas para o Natal. Devido à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social, todo o comércio está apreensivo quanto aos resultados de venda para uma das datas mais importantes do setor. Como forma se contornar o período conturbado, esse é o momento de apostar em novas formas de vender e fidelizar clientes.
A especialista em marketing e encantamento do cliente, Aline Oneda, concorda que esse é um momento difícil para todos, mas ressalta que algumas medidas podem minimizar os impactos. “Nesse momento, mais do que nunca, é preciso pensar em formas de atender o seu cliente com excelência e, principalmente, apontar soluções para a crise. Afinal, assim como as empresas estão sofrendo, quem está do outro lado, em isolamento, também precisa de medidas para minimizar as consequências da doença”, completa.
Inovação e planejamento
O primeiro passo para recuperar as vendas, segundo a especialista, é investir em um planejamento eficaz e em novas metas. “Durante qualquer crise, precisamos pensar em maneiras de contornar a situação. Por exemplo, atualmente a demanda por coisas que podem ser feitas fora de casa diminuiu. Então, é o momento de pensar em como o seu produto pode beneficiar quem está em casa. E, caso ele não seja para esse formato, tente adaptar o máximo possível”, orienta.
Depois disso, é hora de planejar como ele vai chegar até o público – uma vez que a orientação é a de que as pessoas não saiam de casa. “Atualmente, a demanda por delivery e as plataformas digitais aumentaram por esse motivo. Invista em meios de facilitar a vida do seu cliente”, diz.
E, como em qualquer época do ano, o marketing bem feito é fundamental. “Crie estratégias para mostrar seu produto. Defina seu público-alvo e entenda quais os meios de chegar até ele”, indica.
Fidelização de clientes é essencial
Fidelizar o público está entre as estratégias principais para um negócio prosperar. Segundo Aline, pensar em formas de manter o cliente interessado no produto é o que vai manter uma empresa sobrevivendo pelos próximos anos. “Por isso, encantar o seu cliente diariamente é tão importante. Em um momento de crise econômica, isso não precisa ser feito com estratégias que geram ainda mais gastos. Uma boa gestão das redes sociais, um atendimento de qualidade e a disponibilidade em ajudar no que for necessário já é o caminho”, orienta.
Segundo a especialista, uma boa dica é investir em mensagens e conteúdos que possam motivar e distrair o público durante a pandemia para minimizar o estresse. “Não fique jogando apenas preços e produtos em suas redes. Gere conteúdo de valor, com mensagens acolhedoras e dicas para reduzir a ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus”, arremata.
Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente.
atualizado em 05/05/2020 - 14:09