Os meios de comunicação podem fidelizar clientes
Manter um canal de relacionamento aberto com os clientes é muito importante para o crescimento do negócio. Críticas, sugestões e elogios fazem parte do processo até o sucesso. Estar disponível para os consumidores é o diferencial para as empresas. De acordo com pesquisa realizada pelo CX Accelerator, da Zendesk, 64% das empresas afirmam que o atendimento ao cliente tem impacto direto no desempenho dos negócios.
Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que, atualmente, os consumidores estão buscando meios cada vez mais rápidos para tentar resolver os problemas. “Para poder atender todos de maneira ágil, é preciso oferecer um serviço personalizado. Por exemplo, as redes sociais, o SAC, o e-mail, entre tantos outros, são as formas que o cliente tem de falar com sua equipe”, diz.
Além de fornecer suporte, os canais auxiliam no relacionamento e fidelização de clientes. “Quanto melhor o atendimento, melhor será a satisfação e retenção deste usuário ao serviço. Os meios de comunicação com os clientes servem para tirar dúvidas, fazer reclamações, receber suporte técnico, entender mais do produto antes da compra, entre outros”, completa Valéria.
Essa relação direta com os consumidores é o diferencial das empresas, é um dos maiores fatores de fidelização. Um dos jeitos mais eficazes de estabelecer o engajamento com os compradores e melhorar o relacionamento com o cliente é acertar no meio de comunicação que vai ser usado.
Exemplos de canais de comunicação com o cliente
- SAC;
- Ouvidoria;
- Chat online;
- Email;
- Telefone;
- Autoatendimento;
- Redes sociais.
Fonte: Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo. Possui ampla experiência no atacado e varejo há mais de 30 anos. Especialista nas áreas de Marketing e RH. MBA em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Comercial. Conselheira Empresarial. Instagram @/decisaoatacarejo
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atualizado em 19/06/2023 - 14:45