Conheça o conceito Economia do Múltiplo Esforço e entenda como ela pode auxiliar no crescimento da sua empresa
Expandir o negócio e conquistar sucesso empresarial é a meta de todos os que investiram em seus sonhos e se tornaram empreendedores. Só no Brasil são mais de 7,5 milhões de trabalhadores formalizados por meio do cadastro no MEI (Microempreendedor Individual), segundo dados do Portal do Empreendedor. Entretanto, fazer uma empresa prosperar não é uma jornada fácil e, pior, muitas vezes sem suporte ou manual, alguns gestores acabam buscando soluções mágicas ou a famosa “receita de bolo”, acreditando que essa é a maneira mais eficaz para prosperar e resolver todos os seus problemas no ambiente corporativo. O que a maioria das pessoas não sabe é que não existe fórmula pronta para o sucesso, já que nenhum desses métodos conseguem analisar e abranger a individualidade, complexidade e objetivo de cada negócio.
Atualmente, existem teorias mais completas e personalizadas, como é o caso da Economia do Múltiplo Esforço, que explica que não basta apenas buscar soluções únicas ou criar um perfil nas redes sociais, por exemplo, para impulsionar o crescimento da sua empresa, é preciso analisar todas as áreas do seu negócio e fazer o seu dever de casa diariamente. Como explica o Consultor e Estrategista de Marketing, Luciano Auto: “O conceito da Economia do múltiplo esforço mostra que o resultado vem do somatório, da constância e consistência. Você precisa entender e se preocupar com toda a jornada do seu cliente. Isto é, tendo um bom produto, sabendo o que seu cliente quer, seu posicionamento e, principalmente, tendo clareza onde você quer chegar”.
Fundamento do conceito
A Economia do Múltiplo Esforço destaca a importância da conexão com o seu cliente e, para isso, é preciso entender o que ele quer, o que ele precisa e o que se pode fazer para melhorar a relação com ele. “Analise todos os pontos que o cliente tem contato com você. Observe se eles estão bem resolvidos. Veja se quando eles fazem contato, são respondidos rapidamente. Se quando eles querem saber o preço de um produto, recebem a devida atenção. Ou seja, entregue aquilo que os seus clientes estão precisando”, ressalta o especialista.
Para melhor compreensão sobre o conceito, criado por ele, Luciano separou algumas dicas para quem deseja prosperar no ambiente corporativo. “Eu te proponho a sentar e pensar para entender quais são as etapas da jornada do seu cliente que você tem hoje no seu negócio. Desde o primeiro contato até a entrega do produto, e como elas podem ser melhoradas. Isso fará com que o seu negócio tenha resultado. Não caia nesse universo da economia da receita de bolo, porque isso não fará bem nem para você e nem para sua empresa. A solução mágica não existe. Para ter sucesso empresarial é preciso dedicação, constância e cuidado com cada jornada do seu cliente a todo momento”, finaliza.
Fonte: Luciano Auto – Consultor e Estrategista de Marketing com mais de 20 anos de experiência.
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atualizado em 01/11/2022 - 12:37